As empresas mais éticas do mundo, segundo o Ethisphere Institute, fixam padrões e obtêm melhores retornos que seus pares
Em sua grande maioria são norte-americanas, mas também há companhias inglesas (Vodafone, AstraZeneca), francesas (Sodexo, L’Oréal), japonesas (Ricoh, Kao), uma australiana (Westpac Banking), uma belga (Rezidor Hotel) e uma argentina (Comme il Faut). A lista das 100 empresas mais éticas do planeta, elaborada anualmente pelo Ethisphere Institute, o “think tank” norte-americano em responsabilidade social e sustentabilidade, reconhece as organizações cuja liderança nesse campo converteu suas práticas de negócios em um modelo para seus pares e impulsionou o crescimento de seus lucros. De 2005 até hoje, comparadas com as companhias que compõem os índices de bolsa S&P 500 e FTSE 100, por exemplo, o conjunto de firmas listadas pelo Ethisphere obteve retornos superiores a cada ano. No primeiro trimestre de 2010, as organizações listadas no S&P e no FTSE obtiveram lucros de 15%, e as empresas mais éticas, mais de 50%.
A roda gira
Qualquer companhia com mais de 100 empregados ou faturamento de US$ 5milhões pode candidatar-se, mas o escrutínio é rigoroso. As empresas são avaliadas de acordo com seu desempenho em sete categorias: responsabilidade e cidadania corporativa; governança; inovação que contribui para o bem-estar público; liderança na indústria; liderança executiva; histórico legal, regulatório e de reputação; iniciativas de ética interna e programas relacionados com o cumprimento das regulamentações.
Nike, Philips, Novo Nordisk e Ikea integram a lista desde 2007, sua edição inaugural. Adobe e Ford (a única automobilística) são duas das 26 que ingressaram pela primeira vez agora e Kellogg e Toyota desapareceram com outras 24. A primeira, devido a problemas por publicidade enganosa. A segunda, por causa de sua falta de clareza na hora de explicar como evitar um problema similar ao que, em 2009, a obrigou a retirar 8,5 milhões de veículos do mercado.
Nenhuma organização é perfeita, porém o Ethisphere avalia sua vontade de fazer as coisas da melhor forma possível.
As 100, de A a Z
Accenture || Adobe Systems || Aflac || American Express || Aramark || Ashland || AstraZeneca || Avaya || Barrett Jackson Auction || Becton,Dickinson and Company || Best Buy || Campbell Soup || Caterpillar || CH2M Hill Companies || Cisco Systems || Cleveland Clinic || Commeil Faut || Cummins || Deere & Company || Dow Corning || Duke Energy || Dun & Bradstreet || Eaton Industrial || Ecolab || FPL Group || FlintHill Resources || Fluor | | Ford Motor || Freescale Semiconductor || Gap || General Electric || General Mills || Google || Granite Construction || Harris || Henkel || Hewlett-Packard || Hospital Corporation of America || Ikea || International Paper || J M Smith || Johns Hopkins || Johnson Controls || Jones Lang LaSalle || Kao || L'Oréal || Mattel || Milliken and Company || National Grid || Nike || Nippon Yusen Kabushi Kaisha || Noblis || Novo Nordisk || Parsons Engineering || Patagonia || Paychex || PepsiCo || Pitney Bowes || Premier || Rabobank || Ricoh || RockwellAutomation || Rockwell Collins || Royal Philips || Salesforce.com || Sempra Energy || Sodexo || Solae || Standard Chartered Bank || Starbucks || Stora Enso Oyj || Svenska Cellulosa || Swiss Re || Symantec || Target || Ten Thousand Villages || Teradata || Texas Instruments || TheAerospace Corporation || The Hartford || The Principal Financial Group || The Rezidor Hotel Group || The Timken Company || Thomson Reuters || Time Warner || T-Mobile USA || Trader Joe's || UPS || Vodafone || Waste Management || Wegmans || Westpac Banking || WeyerhaeuserForestry || Whole Foods Market || Wisconsin Energy || WisconsinPhysicians Service || Wyndham Worldwide || Xerox || Zappos |