Hoje em dia, vender algo se tornou uma tarefa muito mais estratégica do que persuasiva. Também pudera; o consumidor é capaz de saber todos os detalhes do produto que deseja antes mesmo de compra-lo; para um vendedor, virtudes como criatividade, carisma e saber negociar se tornaram fundamentais.
A leitura inicial de Sua empresa está preparada para o novo mundo? , o empreendedor Facundo Guerra aponta novas perspectivas da relação produto X consumidor e uma nova interpretação do papel de cliente: um estado momentâneo dentro de uma cadeia de serviços.
No vídeo A mente do consumidor X ray, o pesquisador BJ Fogg explica o tripé psicológico capaz de mover as pessoas a realizarem coisas: incentivo, disponibilidade e motivação, sendo um traço fundamental no processo de consumo das pessoas. Confira abaixo o project grid citado por Fogg em seu vídeo.
A estratégia baseada em informação concreta é fundamental para o relacionamento de vendas contemporâneo. Em Gestão de clientes, Dan Ariely conta como a intuição é capaz de moldar nossas decisões e relacionamentos com as pessoas e nem sempre nos apontam o melhor caminho.
No artigo O cliente 3.0: razão, coração e espírito, Philip Kotler fala sobre este novo perfil de cliente, mais consciente e empoderado. Como ele influencia a maneira de fazer negócios atualmente?
Na primeira parte da entrevista Um novo olhar sobre vendas, Neil Rackham comenta como os consumidores estão mudando a maneira como os consumidores estão mudando a maneira de comprar, como eles se relacionam com as formas contemporâneas de vários negócios e como isso modifica o papel do vendedor contemporâneo.