Thomas J. Peters nasceu em Baltimore, Maryland, em 7 de novembro de 1942. Graduou-se e obteve mestrado em engenharia civil pela Cornell University. Em seguida, Peters estudou gestão na Stanford Business School, obtendo o seu MBA e doutoramento (PhD). Em 2004, também recebeu um doutoramento honorário da Universidade de Gestão de Moscovo. De 1973 a 1974, trabalhou na Casa Branca, na Administração Nixon, como consultor em abuso de substâncias (drogas).
Peters trabalhou como consultor de gestão na McKinsey & Company, chegando a partner e líder de práticas organizacionais efetivas em 1979. De 1970 até hoje, é considerado um guru da gerência de negócios. Seu primeiro grande livro (em coautoria com Robert Waterman), "In Search of Excellence", foi um inesperado sucesso editorial. Seu combate incansável contra a imobilidade e falta de paixão no trabalho o levaram a ser radicalmente a favor a inovação, contra o Kaizen (ou melhoria contínua) e a considerar o incrementalismo como o maior inimigo da inovação.
Temas como a destruição criativa e a descontinuidade são ícones de seu alerta contra a predominância da mutabilidade dos mercados sobre a intenção de "continuidade", que é presumida pela maior parte das empresas. Atuando da perspectiva de um ativista sexagenário, ele tenta ferir mortalmente a engrenagem burocrática que vê envenenando o mundo dos negócios.