Muitas soluções propostas para os problemas do presente podem estar sendo produzidas com um certo grau de miopia, como ocorreu no início do século 20 quando as grandes cidades estavam praticamente soterradas por dejetos de cavalos, principal base de transporte da época. Enquanto desenhavam fraldas para os cavalos, foram atropelados pelo surgimento dos carros. Para não acontecer o mesmo com seu negócio, ajuste sua visão com estas 25 “lentes” para enxergar (e transformar) o futuro nos próximos 25 anos.
O presidente da Western Union, empresa de entregas a cavalo, disse em 1876: “O telefone é complicado demais para se tornar de fato um meio de comunicação”. Era uma época em que as cidades cresciam muito e o transporte era baseado em tração animal. Os urbanistas que pesquisavam fraldas para resolver tanto cocô foram “atropelados” pelo surgimento dos carros.
A falta de visão de futuro é algo muito comum, e costumo chamá-la de “fraldas de cavalos”. Para evitar o surgimento de novas fraldas, ou que aquele unicórnio não nasça porque a ideia parece maluca demais, reuni 25 afirmações e boas práticas que auxiliam a ver novas alternativas para o futuro. Para o Brasil, elas são particularmente estratégicas: novas economias e a colaboração podem ser a solução para muitos de nossos imensos desafios.
Compreenda essa transição e aproveite, já que nesses momentos surgem novas profissões e negócios. E lembre-se: Serão ideias improváveis. Se não for um pouco estranho, não serve para o futuro.