Atribuir valor monetário a um serviço ou produto pode ser uma das mais complicadas etapas dentro do processo de produção e venda, por se tratar, essencialmente, de uma informação subjetiva. É importante diferenciar, no entanto, preço de valor, além de fazer deste último uma informação fundamental para determinar o custo monetário do que você ou sua empresa estão oferecendo.
O primeiro passo desta trilha é a palestra de Dan Ariely realizada na HSM Expomanagement 2015. Em Clientes e preços irracionais: as forças ocultas que moldam nossas decisões, Dan apresenta uma análise atmosférica da relação de preço e valor que as pessoas costumam adotar, a forma como o esforço pessoal é valorizado no ato do pagamento ao mesmo tempo que, paradoxalmente, as pessoas se sentem atraídas por produtos e serviços gratuitos.
No artigo Quando os clientes preferem valor a preço, você verá na prática o uso da precificação baseada em valor (PBV) e seu potencial de sucesso ao determinar preços de um produto; quais os obstáculos que a PBV ainda enfrenta para se estabelecer no ecossistema empresarial e como isso pode ser vencido.
Partindo para um exemplo prático mais detalhado, John Hogan demonstra em Como implementar estratégias de precificação em tempos de crise – parte 02 como é importante refletir sobre os verdadeiros diferenciais do seu produto e como isso se relaciona à busca pelo seu valor monetário e atratividade, quais estratégias de precificação ajudam na retenção de clientes e quais os riscos de se cobrar mais dos consumidores por seus produtos. (Confira também a primeira parte deste vídeo, com outros exemplos de estratégia em precificação de grandes empresas: http://experience.hsm.com.br/posts/como-implementar-estrategias-de-precificacao-em-tempos-de-crise-parte-01-de-02)