Já dizia Thomas Edison: “O primeiro requisito para o sucesso é desenvolver a habilidade de focar e aplicar a sua energia física e mental ao problema que você tem na mão - sem se cansar”. Crises não são novidade e para superá-las é preciso mirar nos problemas e pensar nas oportunidades que eles podem gerar para o seu negócio. Afinal, em tempos difíceis, você prefere chorar ou vender os lenços?
Em A crise é feia, mas você pode com ela, é realizada uma reflexão sobre as razões do pessimismo de investidores e empresários para com o Brasil e seu momento econômico. Como algumas empresas já se mobilizam neste cenário e impressões sobre assuntos que circundam a crise: internacionalização dos negócios, varejo, reinvenção etc.
Para um rápido aprofundamento no contexto de crise econômica, o leitor tem contato no artigo Os planos B dos momentos de ruptura com um texto que esquadrinha o cenário econômico global de 2008, a mais grave das crises recentes. O artigo também explica o conceito de ruptura estrutural e sua aplicação, além de apresentar um rápido guia de sobrevivência em tempos difíceis.
Na entrevista com Jim McKelvey em A inovação em buscar pelos problemas, um dos maiores empreendedores do Vale do Silício comenta que uma empresa deve procurar por problemas para resolver, os quais seriam as verdadeiras oportunidades. Ele também explica porque essa perspectiva é melhor do que traçar um plano de negócios tradicional.