Em um ecossistema de pessoas tão heterogêneo e, muitas vezes, imprevisível, saber mapear a maneira como o cliente pensa seu processo de consumo é um dos grandes desafios do profissional de vendas, e saber interpretar costumes, estudos e pesquisas que buscam analisar a fundo a mentalidade consumidora é, inevitavelmente, um grande diferencial.
Esta trilha busca apresentar reflexões de notáveis palestrantes sobre as circunstâncias que permeiam a mente consumidora, partindo de uma perspectiva “de fora para dentro”. Iniciando em Enxergando pela perspectiva do cliente, José Carlos Teixeira nos apresenta qual a postura mais eficiente diante do contato com o cliente e como trabalhar com a ideia de que ele, o cliente, é o verdadeiro responsável por estabelecer a noção de valor ao produto ou serviço oferecido.
A trilha começa a focalizar a mente do consumidor em Insights sobre clientes no século 21, onde Ravi Dhar introduz a ideia de como o pensamento do consumidor muda de acordo com seu estado de espírito e nível de felicidade, sendo que fatores externos aleatórios, como a vitória do time do coração ou mesmo o clima no dia, influenciam diretamente numa possível decisão de compra.
Em O comportamento irracional do consumidor, Martin Lindstrom aborda aspectos pontuais e fundamentais para realizar uma pesquisa de hábitos consumidores e perfil de cliente, considerando, acima de tudo, aspectos culturais e regionais definidores do público que se busca conhecer, além de entender que o seu consumidor não se resume apenas no perfil específico com o qual se deseja comunicar.