Em entrevista, o especialista em estratégia da Rotman School, Will Mitchell, diz que o novo modo de crescer passa por escolher um desses caminhos caso a caso, abandonando o paradigma “construir ou comprar”
O último livro do especialista em estratégia Will Mitchell, da Fuqua School of Business, Build, Borrow, or Buy (ed. Harvard Business School Press), começa com uma declaração de impacto: é falho o modo como empresas vêm buscando os recursos de que precisam para crescer. Isso explica por que, mesmo com excelência de execução, muitas fracassam na estratégia. Qual é o problema?
Segundo Mitchell, que também é professor-visitante da Rotman School, do Canadá, os gestores se mantêm presos ao ultrapassado modelo “construir ou comprar”. “Esse modelo rezava o seguinte: ‘Vamos fazer o que exigir especialização e comprar o que é comoditizado’.”
Agora, para poder crescer, é necessário um framework distinto, de acordo com ele. Há que se dominar a habilidade da integração da cadeia de valor, montando um portfólio equilibrado de atividades de construir-colaborar-comprar. “Esse novo modelo diz: ‘Vamos comprar o que é comoditizado, mas construir parte das coisas que exigem especialização e trabalhar com empresas do mundo todo que sejam ainda melhores do que nós na produção de coisas especializadas. E ficaremos com boa parte do valor agregado ao unir todas essas peças’.”