"Seja bem-vindo à jornada de conteúdos introdutória do módulo Estratégia, Criação de Valor no Segmento e Go To Market. Nela você terá acesso à conteúdos exclusivos da HSM e da Singularity University."
"O objetivo dessa jornada é poder realizar uma primeira imersão em conceitos, referências e temas que servirão de embasamento para as demais etapas do módulo!
Iniciamos a jornada discutindo um novo modelo de gestão, mas adequado para lidar com os desafios do futuro. Vale reforçar que complexidade e ambiguidade serão os fatores de maior impacto nos negócios nos próximos dez anos, e isso com certeza exigirá caminhos e práticas diferentes das que estamos habituados, refletindo em novas formas de pensar a estratégia.
Na sequência, trazemos uma reflexão importante. Muitas empresas se tornam frágeis por ficarem presas a planejamentos estratégicos e metas engessados e não adaptativos, o que as fazem deixar de olhar as oportunidades que o cenário e o contexto no qual elas estão inseridas pode oferecer. Por mais que os nossos planejamentos estratégicos sejam bem estruturados, metrificados e assertivos, haverá sempre acontecimentos surpreendentes e que não são capazes de prever.
Uma metodologia que está sendo cada vez mais utilizada no mundo para proporcionar crescimento exponencial é o Hacking Growth. Trazemos um vídeo exclusivo com o próprio criador do termo, Sean Ellis, no qual ele explica como a metodologia é capaz de acelerar processos de crescimento - vendas e aquisição de clientes - a custos reduzidos.
Daqui para frente, todas as organizações serão digitais. Empresas, e mesmo setores inteiros, serão impactados pela disrupção ou, eventualmente, destruídos. Porém, estão sendo criados novos mercados e novas oportunidades. O quarto artigo traz a ideia central da Amazon, que é imaginar uma nova experiência de cliente que se materialize em um grande mercado e em uma enorme oportunidade econômica. Além disso, imaginar uma nova maneira de fornecer e personalizar essa experiência de ponta a ponta, por meio de uma plataforma digital e também de uma infraestrutura digital, que processa dados com algoritmos e orquestra a distribuição física por parceiros dentro de um ecossistema.
O relacionamento com o cliente é um domínio-chave na transformação digital; (re)aprenda a lidar com ele. Concluindo os cinco passos, você contará com um conjunto de estratégias convincentes, referentes a novos clientes, a serem consideradas por sua equipe para implantação. Elas serão enraizadas em uma profunda compreensão de clientes específicos, baseadas nos comportamentos em rede deles, e com o objetivo de lhes agregar valor real. Eis um passo importantíssimo para a transformação digital do seu negócio.
A seguir falamos de um elemento chave na transformação digital e na estratégia adaptativa: o relacionamento com o cliente. A única prevenção segura em um contexto de negócios em mutação é escolher o caminho da evolução constante, considerando todas as tecnologias como maneira de estender e melhorar a nossa proposta de valor aos clientes. Em vez de esperar para adaptar-se quando a mudança se tornar questão de vida ou morte, as empresas devem concentrar-se em aproveitar as oportunidades emergentes.
Por fim, apresentamos o conceito de Lean Inception e de como aplicá-lo. É uma ferramenta que permite pensar novos produtos e soluções a partir da conexão com o cliente. Nessa apresentação, o próprio autor do conceito fala sobre como explorar o Canvas MVP e definir estratégias para criar protótipos e versões iniciais de produtos"