Na hora de planejar o ano novo da empresa, considere transformar seu negócio em uma experiência diferente, com atendimento personalizado e páginas nas redes sociais
Com o final do ano se aproximando, chega a hora de se planejar para as vendas dos próximos 12 meses, repensar a estrutura do negócio, definir metas e - por que não? - ficar de olho nas tendências que vão influenciar o varejo em 2017. A consultoria Dexi Marketing, especializada em experiência de compra e comportamento de consumo, listou quatro novidades que podem transformar seu negócio. Quem sabe alguma delas não se encaixa exatamente na inovação que você busca?
1- Mais customização
Os consumidores valorizam cada vez mais a individualização do atendimento - querem perceber que são especiais, não apenas mais um. Um grande desafio do varejo, em 2017, está relacionado à capacidade de customizar produtos e serviços. O tratamento personalizado será uma importante estratégia para se destacar.
2- Lojas com experiências diferenciadas
Nos últimos dois anos, surgiram novos negócios e, como reflexo, muitas marcas não apresentaram desempenho satisfatório. Apesar da excelente estrutura conceitual e investimento expressivo, não agradaram os consumidores. O motivo? A falta de genuinidade ou diferencial. As pessoas não querem uma casquinha de sorvete convencional - isso podem encontrar facilmente no supermercado. Elas buscam um sorvete que, por ser diferente e saboroso, valha pela experiência.
3- Shopping “rede social”
Aplicativos deverão ampliar suas funcionalidades para gerar venda de produtos e oferecer mais serviços aos varejistas. Redes sociais serão mais utilizadas para comercialização, considerando seu poder de conexão e interatividade com clientes. Hoje, o Facebook já disponibiliza funções que podem ser úteis para a página de sua empresa, como botão “compre agora”, direcionando o consumidor mais facilmente para a área de compras. O Uber Eats, app de entrega rápida de comida, já começou a se associar a alguns fast foods.
4- 24 horas por dia, 7 dias por semana
Os consumidores atuais buscam maior conveniência e flexibilidade para acessar produtos e serviços e, assim, os horários tradicionais e restritos do comércio não atendem mais suas necessidades. Um dos fatores mais importantes da competitividade entre os varejistas é ampliar a disponibilidade do serviço para a hora e o lugar que o cliente quiser.
Fonte: TrendMe, estudo de mercado feito pela consultoria Dexi Marketing.