O investidor Reid Hoffman, um dos fundadores do site social LinkedIn, explica o sistema que ele, pessoalmente, usa para dividir potenciais relacionamentos de negócios em quatro categorias
Como investidor e cofundador do site LinkedIn, tenho plena consciência do valor das alianças. Na verdade, meu interesse pelo tema começou quando eu ainda estava no primeiro ano do ensino médio. Pensando no que ia fazer da vida, concebi um plano perfeito. Meus amigos e eu ocuparíamos posições de destaque e uniríamos esforços para mudar o mundo.
Ao longo dos anos, consegui agrupar o comportamento de meus amigos e conhecidos em quatro categorias, com base na maneira como eles administram os relacionamentos em sua vida. Esse insight me ajudou a adotar o tipo correto de aliança com cada indivíduo com quem me relaciono profissionalmente.
No decorrer de suas carreiras, as pessoas encontram ampla variedade de contatos que podem ser alinhados em uma sequência de confiança e responsabilidade. Para cada possível parceiro de negócios, é essencial saber em que ponto dessa sequência ele está e, assim, conhecer o nível de confiança a ser depositado no relacionamento.