"Tenho sentido uma pressão cada vez mais forte para adotar uma atitude intraempreendedora na minha empresa. Escuto de minha liderança vários ‘tem que inovar’, ‘tem que pensar fora da caixa’, ‘tem que pensar como startup’, mas ninguém diz como. E ninguém quer erros. Fico com receio de perder meu emprego se tentar fazer algo diferente e fracassar.”

Independentemente da posição que uma pessoa ocupa, o trecho acima poderia facilmente ser um desabafo para um colega de confiança ou um diálogo interno, um autocuidado de saúde mental para continuar a dar conta de tantos “tem que”. Fato é que a pressão para fazer diferente e para fazer a diferença aumentou absurdamente nos últimos cinco anos, e o período de trabalho remoto pandêmico normalizou o “ninguém diz como”.

Vale a pena entender o fenômeno antes de pensar em soluções. Todas as organizações estão em busca de evoluir e de transformar seu modelo de negócio. Isso tem muitos efeitos sobre os colaboradores, efeitos esses que variam dependendo de sua posição na hierarquia.