Cada vez mais profissionais do País estão estudando a técnica de abordar problemas do pensamento do design e conseguindo trazê-la para suas empresas
A Nearpod, que funciona em Miami, EUA, é uma plataforma de aplicativos móveis para uso em sala de aula. Professores do mundo inteiro dão ideias de aplicativos à empresa e, se selecionados, são remunerados para desenvolvê-los com a equipe interna, formada por programadores, designers de interface e desenvolvedores de conteúdo.
Com vários apps já adotados na rede de ensino da Flórida rendendo royalties aos professores-criadores, a Nearpod é um exemplo de modelo de negócio que se estabeleceu graças às atividades desenvolvidas em uma escola de design thinking –no caso, a d.school, que faz parte da Stanford University, Califórnia, EUA.
Guido Kovalskys, fundador e presidente da Nearpod, fez na d.school o que chama de “residência empreendedora”. No programa, esse argentino com família brasileira teve um ano, de junho de 2013 a julho de 2014, para se aprofundar no desenho da Nearpod.