Reportagem HSM Management retrata o Airbnb, empresa criada há cinco anos por três empreendedores que ofereciam seu apartamento a estranhos em locação temporária em San Francisco
Os clássicos colegas de quarto, ou “room mates”, das sitcoms norte-americanas viraram um caso real de sucesso empreendedor: o Airbnb. Quando eram estudantes da Rhode Island of Design, na Nova Inglaterra, aos 20 e poucos anos, Joe Gebbia, atual diretor de produto da empresa, e Brian Chesky, seu CEO, colocaram sua república de estudantes à disposição dos participantes de uma conferência que aconteceria na cidade e que já tinha lotado todas as formas de hospedagem convencionais.
À dupla inicial logo se somou Nathan Blecharczyk, engenheiro de computação formado em Harvard e atual diretor de tecnologia da empresa. Na época, sem capital semente, os sócios chegaram a acumular uma dívida de US$ 20 mil em seus cartões de crédito.
Era o ano 2007 e, em agosto de 2008, a ideia se transformou em um serviço online de aluguel de espaços para dormir e tomar o café da manhã chamado AirBed & Breakfast (cama de ar, literalmente, porque os colchões no chão nos quais os hóspedes dormiam eram infláveis).