Empresas jovens, que não detém os meios de produção mas que se tornam líderes em alguns dos mais notáveis setores do mercado global. O que parece ser uma contradição pouco coerente se mostra como uma novíssima e inovadora visão de negócios onde todo mundo ganha.
Uber, a maior companhia do mundo em transporte particular, não possuí um veículo sequer; Facebook, o maior dono de mídia no mundo, não cria conteúdo algum; Airbnb, o maior provedor de acomodações, não é dono de nenhum quarto de hotel. Algo definitivamente interessante acontece no mundo dos negócios e estas empresas estão no centro de um inovador movimento econômico. Para entender melhor este conceito, esta trilha é iniciada com Economia compartilhada, a entrevista realizada com Robin Chase, fundadora da ZipCar, mais um exemplo prático de empresa embasada nesta nova forma de fazer negócios.
Buscando conhecer o aprofundamento no planejamento de negócios inovadores, a trilha continua com a palestra de Ron Adner, professor especialista em estratégia. Em O ecossistema da inovação, Ron disserta sobre a importância estratégica de gerenciar o networking que faz empresas gerarem valor, o que deve ser questionado e analisado, além do desafios no momento em que a inovação é de natureza compartilhada.
Para pensar além da esfera de inovação, focando em questões estruturais do negócio, em Business Model Generation: inovação em modelos de negócios, Alexander Osterwander aborda um cenário crítico e que demanda nossa atenção; não existem muitas ferramentas intelectuais capazes de criar modelos de negócio corretos. A partir do modelo de sua criação e usando cases de sucesso, ele apresenta uma alternativa eficaz capaz de suprir as demandas estruturais de um negócio (inovador ou não).