Conheça os detalhes da fase profissional de Jack Welch como palestrante e consultor, após a saída da presidência executiva da General Electric
Em abril de 2001, Jack Welch se retirou da presidência executiva da General Electric, cargo que ocupou durante duas décadas. Em questão de meses, escreveu seu primeiro livro – lançado no Brasil com o título Jack Definitivo pela editora Campus/Elsevier – e realizou um ciclo de apresentações que se tornou o ponto de partida para uma nova fase em sua vida profissional: a de palestrante e consultor.
“Nesses seminários, dos quais participam entre 30 e 5 mil espectadores, divido o cenário com um moderador, em geral um jornalista especializado em negócios, e procuro responder a tudo que a audiência me pergunta”, diz Welch. “Nos três anos de conferências ouvi centenas de perguntas, mas a maioria poderia ser resumida na seguinte: o que é preciso fazer para vencer?” A resposta está em seu segundo livro, Paixão por Vencer, também publicado no Brasil pela editora Campus/Elsevier. Em mais de 350 páginas, Welch descreve as principais estratégias e práticas que lhe permitiram, durante sua atuação, aumentar –e muito– o faturamento e o lucro da General Electric. Entre 1981 e 2000, o faturamento passou de US$ 25 bilhões para US$ 130 bilhões, enquanto o lucro saltou de US$ 1,5 bilhão para US$ 13 bilhões. Paixão por Vencer está dividido em quatro partes. A primeira é conceitual e inclui os princípios básicos da filosofia de Welch sobre management, como a definição de missão e dos valores corporativos e de um sistema de mérito denominado “diferenciação”. A segunda, intitulada Sua empresa, aborda as questões de liderança, seleção e gestão de pessoas. A terceira parte, A competência, é uma seção que agrupa as reflexões sobre a criação de vantagens estratégicas, o esboço de orçamentos e o crescimento. E a última aborda a carreira profissional: encontrar o trabalho adequado, conseguir promoções e saber relacionar-se com os chefes, em particular com os “difíceis”. Ao final, há ainda perguntas sobre temas diversos, como as que se referem à ameaça da concorrência chinesa e o futuro da União Européia.
Jack Welch define seu livro como “um guia de viagem” para presidentes executivos, executivos seniores, donos de empresas, gerentes médios e todos aqueles que tenham “ambição e paixão”. Como todo bom guia, concentra-se em pontos essenciais, evita qualquer atraso ou desvio e desde o primeiro capítulo oferece descrições e opiniões categóricas. Assim, sem preâmbulos, começa por definir “missão” e “valores”, dois conceitos “abstratos, excessivamente utilizados e bem pouco compreendidos” no mundo dos negócios.