Entrevistas com 14 presidentes de grandes companhias jogam luz sobre os fundamentos da liderança corporativa em tempos instáveis, como mostra o estudo McKinsey
Muito se tem falado dos erros que detonaram a crise financeira e econômica, na esperança de que eles não se repitam. Menos se comenta, porém, sobre o que é feito de certo em meio à turbulência –para aprender, por exemplo, como liderar melhor a empresa em tempos difíceis.
Para contribuir para essa compreensão, entrevistamos líderes de 14 grandes companhias mundiais, todos em cargo de presidência, pedindo que falassem sobre o que aprenderam até agora com a crise. Procuramos não limitar seus comentários à atual recessão e, portanto, também pedimos que levassem em conta desafios que já enfrentaram em um momento de virada ou em uma crise.
As empresas que eles comandam são de setores de atividade diversos, encaram tipos de desafios diferentes e apresentam desempenhos bem distintos. Buscamos não julgar o desempenho delas nem “baixar” um conjunto de regras sobre como liderar em tempos difíceis. Em vez disso, o que surge das entrevistas são consensos sobre grandes princípios que podem ajudar a orientar o comportamento dos executivos em sua sala e na mesa de reuniões, assim como nas interações com funcionários, clientes e investidores.