Descentralização, agilidade e digitalização: esses são os princípios da nova economia. O alinhamento a esse cenário passa por mudanças essenciais no mindset de liderança e nos modelos de culturas organizacionais. Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood e professor de Nova Economia da HSM University, resume essa adaptação em três pilares.
ADAPTABILIDADE
O conceito de estratégia pode ser traduzido pelo caminho escolhido para chegar do ponto A ao ponto B sendo o ponto B o destino que oferece mais vantagem competitiva para uma organização. Em cenários marcados pela volatilidade de modelos de negócios e comportamentos de consumidores, é preciso encurtar esses caminhos e criar planejamentos orientados pelo curto prazo.
CULTURA DATA-DRIVEN
O avanço tecnológico permite que gestores e empresas acessem dados em uma velocidade exponencial. Esse cenário permite que organizações de todos os portes atualizem informações confiáveis a todo momento. Dessa maneira, é possível reavaliar teses de negócios com base em eventos que acontecem em tempo real.
PENSAMENTO SISTÊMICO
Inovação e estratégia não são parte de um manual: são resultados de leitura de contextos. As lideranças são pressionadas a repensar práticas e estratégias por causa das mudanças de contexto dentro e fora das organizações. A adoção de modelos ágeis e a descentralização de dinâmicas de poder são as ferramentas que permitem essa adaptação no tempo certo.