Os recentes avanços tecnológicos estão virando os modelos de negócio tradicionais de ponta-cabeça. As lideranças empresariais precisam repensar estrategicamente suas organizações, alerta o estudo da McKinsey
Há pouco mais de dois anos, apontamos oito tendências de negócios que surgiam graças à tecnologia e que estavam remodelando profundamente as estratégias de empresas em muitos setores de atividade. Mostramos, então, como os efeitos da combinação entre tecnologias emergentes baseadas na internet, o poder crescente da informática e a presença maciça da comunicação digital estavam plantando outras formas de gerir talentos e ativos, assim como um novo pensamento sobre estruturas organizacionais.
Desde então, o cenário tecnológico continuou a evoluir rapidamente. Em apenas dois anos, o Facebook multiplicou por cinco seu tamanho e hoje é uma rede com mais de 500 milhões de usuários. Mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usam telefone celular e, para 450 milhões, a web é uma experiência totalmente móvel.
O ritmo alucinante da mudança afetou nossas oito tendências originais, que continuaram se espalhando –muitas vezes, em velocidade maior do que a prevista– e mudando de formas inesperadas. O número de tendências cresceu –são dez.