Apostar em estratégias de feedback e de engajamento é fundamental para firmar uma liderança presente e que motive a equipe
Em tempos de crise, quando é preciso produzir mais com menos e a sensação de insegurança em relação ao trabalho pode abater alguns profissionais, a relação líder-funcionário ganha ainda mais força. Gestores abertos e próximos de sua equipe ajudam a minimizar os possíveis reflexos desse período nebuloso. É o que mostra a pesquisa “Tendências Globais de Engajamento de Funcionários”, realizada pela consultoria Aon em 2016. Mas, como se tornar esse gestor próximo, que estimula o time em meio a tanta instabilidade no país? O estudo aponta três comportamentos do funcionário que mostram que você está no caminho certo e, se não estiver, o que pode fazer a respeito:
1) Falar
Funcionário orgulhoso de participar da dinâmica da empresa, que realmente quer fazer parte do time, conversa, expõe ideias. Para isso, é preciso que ele esteja alinhado e por dentro de todos os assuntos, e sentindo-se parte importante do negócio. No varejo, é fácil perceber o engajamento do funcionário, já que ele reflete, quase diretamente, na percepção comportamental do cliente - que, ao ser bem atendido, se mostrará muito mais satisfeito.