Tecnologias exponenciais acrescentam alavancagem física a todo empreendedor. Mas, para ele se tornar um empreendedor exponencial de fato – ou seja, para ser uma força pró-disrupção –, necessita de ferramentas psicológicas que lhe forneçam uma vantagem mental.

Subir o Monte da Ousadia, além de desafiador tecnologicamente, é de uma dificuldade psicológica incrível. Todo inovador que conhecemos enfatiza a importância do jogo mental para o sucesso – especialmente os empreendedores exponenciais Elon Musk, Larry Page, Jeff Bezos e Richard Branson, que vemos como modelo. A atitude é o segredo e, para quem quer tê-la, sugerimos as ferramentas e técnicas mentais da metodologia conhecida como Skunk.

Em 1943, o engenheiro-chefe da fabricante de aeronaves Lockheed, Kelly Johnson, recebeu uma ligação do Departamento de Defesa norte-americano. Caças alemães tinham acabado de surgir sobre a Europa, e os EUA precisavam de um modelo para o contragolpe. A missão era essencial e o prazo, impossivelmente apertado.