A sustentabilidade já deixou de ser somente uma agenda de responsabilidade social e valoração de marcas dentro de um contexto de mercado global. Hoje este tema influencia diretamente no planejamento estratégico e faturamento dos negócios, apresentando-se como um novo campo de oportunidades, desde a criação de novos produtos à fidelização de clientes.
Para tratar do tema sustentabilidade sob a perspectiva de negócios, é obrigatório conhecer e ouvir o professor da Yale, Daniel Esty. Em Ecoinovação e a importância do uso da energia nas empresas – partes 1 e 2, Daniel explica como a sustentabilidade leva a uma melhor competitividade de mercado. Ele também fala das chamadas vantagens ambientais, que, em resumo, se relacionam a redução de custos, redução de riscos, apresentação de novos produtos e construção de marca.
No artigo Entusiastas saem na frente, você conhecerá qual o perfil das empresas entusiastas por sustentabilidade, seu comparativo com empresas cautelosas neste tema, suas relações com lucratividade e pessoas, além de práticas comuns desse tipo de empresa.
E o artigo Eles transformam o verde em dinheiro mostra como o planejamento de vendas e elevação dos ganhos pode caminhar no mesmo trilho do desenvolvimento sustentável, como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de fidelização e conquista de novos públicos consumidores e também como este tema é um campo bastante complexo, onde cada público tem interesse em especificidades dentro do universo sustentável, o que pode refletir diretamente no planejamento estratégico das empresas.