Nestes novos tempos de acentuado ritmo de evolução e crescimento, a preocupação em formar sucessores em todos os níveis da empresa deveria estar embutida em sua cultura.
Continuar um trabalho iniciado por outras pessoas é sempre um desafio. E quando esse trabalho começou com alguém da família, o desafio é ainda maior.
Na medida em que o ritmo das mudanças aumente e os processos de gestão levem a uma atuação cada vez mais integrada e “sem muros” na empresa, parece natural esperar que os colaboradores do futuro sejam muito diferentes dos atuais: “cabeça” mais multidisciplinar, formação que transcenda a seara dos negócios tradicionais... Se essa é a tendência, o sucesso na formação de sucessores dependerá de abertura a formar – para o futuro – pessoas muito diferentes de nós mesmos. Como fazer a mudança de mentalidade necessária para escolher e preparar os sucessores? Quais os desafios da sucessão em uma empresa familiar? Como potencializar as vantagens e minimizar conflitos entre gerações? Quais os princípios que podem guiar nas decisões por continuidade do negócio ou reinvenção?
Estas e outras perguntas serão respondidas ao longo da Jornada a seguir. Você receberá estímulos de renomados especialistas, com o objetivo de gerar insights transformadores em relação ao tema da sucessão. Boas reflexões!