Nos anos 1950, uma empresa alemã desenvolveu um feedback com maior engajamento dos funcionários. Nascia o feedback 360, apesar de ele ainda não receber esse nome na época. Esta foi apenas uma inovação, dentre tantas, que adaptamos ao nosso dia a dia. Ferramentas intelectuais surgem todos os anos; algumas impulsionam negócios, empresas e até mesmo relações sociais a níveis não imaginados antes.
Esta trilha tem como objetivo apresentar olhares de como os ambientes corporativos estão mudando com rapidez, assim como o relacionamento de empresas com seus funcionários, hierarquia e o que os colaboradores esperam da empresa além de um salário.
Michael Porter já comentava, em A evolução do pensamento estratégico, como um contexto histórico de crise impelia empresas e pessoas, principalmente jovens, a serem criativos na busca de soluções para problemas que momentos assim geram. Na visão dele, já havia uma preocupação em ligar o planejamento estratégico à sociedade e suas problemáticas.
Em O poder dos softwares sociais nas organizações, o professor do MIT Andrew McFee fala de como as chamadas empresas 2.0 desafiaram tradições e mudaram o status quo empresarial, abrindo caminho para uma nova era de possibilidades de negócios e interações profissionais. Ele mostra que a mudança comportamental no sentido de liberdade criativa para gerir, muitas vezes, pode ser o caminho certo a se tomar.