Com a internet, digitalização de dados, cloud computing etc., a quantidade de informações relevantes é tamanha que nossas ferramentas tradicionais se tornaram obsoletas ao tentarem interpretar e extrair dados importantes. O conceito de Big Data estabelece um novo marco no história da inteligência humana, tanto que a maneira como as pessoas consomem mudou drasticamente depois disso.
Para deixar clara a importância deste tema para as dinâmicas de mercado contemporâneas, esta trilha inicia-se com Big Data: o petróleo do século XXI, onde o especialista em marketing Peter Hirshberg apresenta o conceito de Big Data, analisando sua dinâmica no reconhecimento de padrões e comportamentos, sua grandeza em números factuais e seu valor estratégico que de fato se assemelha a uma nova “commoditie virtual”.
Em seguida, em Como as novas tecnologias estão transformando o marketing, Regis Mckenna estabelece a relação da tecnologia e marketing, como o consumidor mudou as relações tradicionais do mercado graças à produção massificada de informações e ao avanço da tecnologia e à relação de informações estruturadas (contidas em computadores) e não estruturadas (mídias sociais abastecidas pelas pessoas)
Explorando mais a fundo a ideia de empoderamento do consumidor a partir da produção massiva de informações, A era “on-demand”, apresenta uma nova dinâmica nas relações B2C, onde existe uma interação ativa por parte do potencial comprador, que está mais exigente quanto à personalização dos serviços e respostas às suas necessidades específicas.