Revoluções industriais são acontecimentos importantes. Segundo a maioria dos cálculos, houve apenas três. A primeira foi desencadeada no século 18, pela chegada ao mercado do motor a vapor e do tear mecânico. A domesticação da energia elétrica e a produção em massa provocaram a segunda, no início do século 20. O computador colocou a terceira em movimento, após a Segunda Guerra Mundial.

Pode parecer muito cedo para anunciar que a quarta revolução industrial, impulsionada pela tecnologia digital interconectada, já começou. No entanto, Henning Kagermann, chefe da academia de ciências e engenharia alemã (Acatech), a anunciou em 2011, quando usou a expressão “indústria 4.0” para descrever uma proposta de iniciativa industrial patrocinada pelo governo de seu país.

Quando se olha de perto o ritmo acelerado da digitalização na indústria de hoje, o nome não parece tão hiperbólico. É um sinal da mudança radical que está transformando rapidamente muitas empresas e pode pegar outras tantas de surpresa.