Você falhará. Muitas vezes. Se for bem-sucedido, terá sido à custa de sangue, suor, lágrimas e inúmeras falhas. O fracasso é parte da vida, especialmente para empreendedores. Alguns falham a ponto de quebrar seu negócio logo nos primeiros anos, outros experimentam muitas pequenas falhas ao longo do caminho. Um empreendedor experiente sabe que não existe sucesso ou fracasso, mas narrativas.

A falha é um dos pontos focais do empreendedor  Facundo Guerra em seu primeiro livro, Empreendedorismo para subversivos, lançado recentemente. A seguir, HSM Management publica os highlights dos dez  erros educativos que ele cometeu e compartilha. 

Expansionismo desmedido. “À medida que os anos passavam e mais lugares eu abria, tanto mais problemas eu tentava encontrar para resolver.  Comecei a me comportar como um empreendedor serial, abrindo lugares e me enfiando em projetos  em ritmo alucinante, à razão de dois por ano, à custa de minha vida pessoal e sanidade. Eu me meti em todos os ramos de entretenimento possíveis. Boates? Abri quatro. Bares? Quatro. Casas de show? Duas. Cinema, centro cultural, aplicativo? Um de cada. Projetos corporativos? Mais de cinco. Minha fome não tinha limites, mas eu não gozava mais os lugares. Eram apenas mais um, e mais um, e mais um, um ritmo triste entre articular a equipe, colocar toda a minha energia para o projeto começar, inaugurar,  virar as costas e saltar para outro projeto, voltando no máximo três ou quatro vezes para o lugar que tinha recém-inaugurado.