O curso “A ciência do bem-estar”, ministrado na Yale University pela professora Laurie Santos, ficou conhecido em todo o mundo como o mais popular da prestigiada universidade norte-americana.

Em agosto, a consultora e escritora Kristi Andrus concluiu o curso e publicou, na plataforma de blogs Medium, um artigo com dez passos decisivos para conquistar a felicidade.

01 - Saiba quem você é e o que quer: Para isso, é preciso tentar diferentes caminhos, alargar suas fronteiras, sair da zona de conforto e buscar alternativas que vão além do que já está disponível para você.

02 - Tenha prioridades: Você deve dar prioridade a quem você é e ao que você quer. Estabeleça o desafio de fazer ao menos uma coisa por dia que o coloque no caminho de alinhar sua vida aos seus valores e ao seu propósito.

03 - Deixe pra lá todo o resto: Sentimentos de raiva e arrependimento, por exemplo, além de obrigações que não estão relacionadas ao seu propósito, são apenas distrações, destaca Kristi.

04 - Explore o “enquanto isso”: É preciso investir no futuro e se reconciliar com o passado. Mas você deve também viver o momento. Isso inclui pequenas atividades cotidianas e, como diz a autora, aqueles minutos que passam sem você perceber, porque os vê apenas como meio para alcançar um fim.

05 - Vá procurar sua turma: São essas pessoas que vão ajudar você a brilhar. Para isso, cultive bons relacionamentos, identifique mentores e busque suas inspirações.

06 - Eleve o nível: Marcos e metas funcionam e servem de motivação. Para elevar seu padrão de exigência, Kristi recomenda partir de seus pontos fortes. “Quando você se sente no seu melhor, você está no seu melhor. Permaneça nessa faixa de atuação o máximo que puder, em tudo o que faz”, escreve.

07 - Explore o maravilhoso mundo ao seu redor: É um privilégio viver nos dias atuais e isso deve ser celebrado a todo momento, sem esperar ter mais dinheiro, ou o parceiro certo, ou perder peso, e assim por diante.

08 - Deixe para lá ainda mais coisas: Sentimentos e problemas vão continuar aparecendo e atrapalhando sua jornada. Deixe para lá tudo isso: mágoa, raiva, decepção, tristeza, medo, monotonia, e assim por diante. “Veja essas coisas voarem pela janela para o céu, levadas pelo vento e dispersas no nada”, escreve a autora.

09 - Aprenda de forma ativa: O aprendizado é fundamental para encontrar a felicidade. Aprenda o que deve aprender, o que quer e mesmo aquilo que você acha que não vai precisar.

10 - Faça escolhas melhores: Por fim, afirma, quando você encontra a felicidade, deve fazer escolhas que possibilitem mantê-la, promovê-la e compartilhá-la com os outros.