As mais recentes movimentações do gigante varejista de origem norte-americana são sinais claros: ele está seriamente determinado a competir no universo do comércio eletrônico. Reportagem relaciona suas iniciativas, que incluem presença crescente e ações específicas nas redes sociais e uma operação para oferecer envio das compras dos clientes no mesmo dia –na mira, a concorrente Amazon

O Walmart é o maior varejista do mundo em artigos de mercearia, e uma parte central de sua estratégia é fazer com que milhões de pes­soas que frequentam suas lojas todas as semanas para comprar comida levem também outros tipos de produtos. Isso explica os números e suas diferenças em relação a outros varejistas. Para pegar um exemplo, de 2011, o faturamento do Walmart foi de US$ 419 bilhões e o da Amazon, US$ 48 bilhões.

Entretanto, no comércio eletrônico, o Walmart ainda é um competidor em desvantagem. A empresa nunca divulgou seu faturamento com vendas pela internet, mas em outubro de 2012 estimava que seu comércio eletrônico em todo o mundo movimentaria US$ 9 bilhões. Enquanto isso, as vendas da Amazon, todas online, devem totalizar US$ 100 bilhões por ano já em 2015.