Ele foi, opinião unânime, o maior treinador de futebol americano de todos os tempos. Para muitos, foi o melhor coach da história de todos os esportes. Para alguns, o melhor coach da histó­ria, ponto final. Seu estilo – combinando frases motivadoras e treinamento intensivo– inspirou profundamente as equipes que comandou e o transformou em ícone adorado pelo povo.

Vincent Thomas Lombardi nasceu em 11 de junho de 1913, no Brooklyn, Nova York, em um lar de imigrantes italianos católicos, e foi educado segundo uma cultura de valorização do trabalho e do esforço. Apesar da tendência ao sacerdócio e de uma possível carreira de sucesso nos negócios (depois de se graduar com honras na Fordham University, de Nova York, chegou a trabalhar dois anos em uma financeira), sua vocação para ser técnico falou mais alto.

Em 1939, teve a oportunidade de trabalhar como coach pela primeira vez, como treinador assistente. Por quase duas décadas, foi desenvolvendo as qualidades de liderança que marcariam a identidade das grandes equipes que dirigiu: a simplicidade e a execução perfeita das jogadas. Acabou comprovando a importância da disciplina para atingir os objetivos desejados, em um ambiente muito competitivo.