A precificação gera um impacto enorme na rentabilidade das empresas. Estratégias de precificação variam consideravelmente de acordo com a indústria, países e clientes. Apesar disso, os pesquisadores concordam que, de modo geral, as estratégias de precificação podem ser divididas em três grupos:

De todas essas estratégias, a última, precificação baseada no valor percebido pelo cliente, está sendo reconhecida pela literatura acadêmica da área como superior às duas outras. Gestores também têm reconhecido as vantagens de adotar estratégias de precificação baseadas no valor percebido pelo cliente. Diversas empresas já as adotaram. Entre estas estão indústrias farmacêuticas, como Sanofi-Aventis; negócios de tecnologia, como SAP e Vendavo; provedores de acesso wireless à internet, como Xone; companhias aéreas, como Lufthansa; fabricantes de veículos, como BMW; e companhias de biotecnologia, como Tigris Pharmaceuticals.

O aumento crescente na aceitação das estratégias de precificação baseadas no valor percebido pelo cliente entre acadêmicos e especialistas é baseado no consenso geral de que a base para a rentabilidade sustentada está nos atributos essenciais da precificação baseada no valor percebido pelo cliente. Esses atributos incluem o entendimento das fontes de valor para os clientes; desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que atendam às necessidades dos clientes; determinação de preço como uma função do valor e implementação de políticas de precificação consistentes.