Em dezembro de 2010, Sheryl Sandberg participou do TEDWomen com uma palestra sobre o papel da mulher no mundo corporativo atual. Segundo ela, a quantidade de mulheres em cargos altos nas empresas é mínima e não dá sinais de estar aumentando significativamente. Como executiva-chefe de operações (COO) do Facebook, Sandberg se destaca ainda mais: a presença de mulheres na área de tecnologia é mais rara do que na cúpula das empresas em geral. Então, ela escreveu o livro para compartilhar três dicas práticas para que as mulheres que desejam subir na hierarquia corporativa atinjam sua meta.

Para Sandberg, o mundo seria muito melhor se mais mulheres estivessem à frente dos negócios e, na mesma proporção, se mais homens fossem chefes de família. Esse equilíbrio entre os casais é uma de suas dicas, ao lado de “sentar-se à mesa”, ou seja, marcar posição e agir de igual para igual com os homens, além de se colocar e saber negociar em proveito próprio. E também é preciso “não sair antes de sair”, pois, segundo ela, muitas mulheres começam a pensar em ter filhos e já desaceleram sua carreira, antes até de ter um namorado...

Estão no livro essas e outras reflexões, na forma de conselhos e exemplos que Sandberg colheu sobretudo em sua própria trajetória profissional –o que inclui desde o cargo de chefe de gabinete do presidente dos Estados UnidosBill Clinton até o Facebook, passando também pelo Google. O lançamento no Brasil não precisará ser muito aguardado: no fechamento desta revista, estava previsto para o início de abril pela editora Companhia das Letras. O título? Faça Acontecer.