Criar valor compartilhado, ideia concebida por Michael Porter e Mark Kramer, professores da Harvard University, objetiva explicitamente reconquistar a confiança nas empresas. “O sistema capitalista está sitiado”, argumentam os autores em artigo publicado pela revista Harvard Business Review em 2011. Para eles, “aprender a criar valor compartilhado é nossa melhor saída para conferir legitimidade aos negócios novamente”.

A proposta do valor compartilhado é transformar problemas sociais relevantes para a empresa em oportunidades de negócios e lucros e, assim, contribuir para solucionar desafios sociais críticos. De acordo com Porter e Kramer, a criação de valor compartilhado pode fazer surgir uma nova onda de inovação e aumento de produtividade, além de reestruturar o capitalismo e sua relação com a sociedade.

Trata-se de promessa sedutora, que vem recebendo enorme atenção na comunidade corporativa e acadêmica. Nós entendemos que o conceito é importante para chamar a atenção para a dimensão social dos negócios e pode servir de estímulo a ações melhores. No entanto, enxergamos falhas na teoria: ignora a tensão entre metas sociais e econômicas, é ingênua a respeito dos desafios da conformidade das empresas, está baseada em uma concepção rasa do papel de uma organização na sociedade.