Vijay Govindarajan e Christian Sarkar deram início a uma revolução. Em agosto de 2010, no blog da Harvard Business Review, eles convocaram empresas, designers, engenheiros e organizações sociais para transformar em realidade a ideia de projetar uma casa de US$ 300. O objetivo? Responder à demanda de moradia de 2,5 bilhões de pessoas que compõem a base da pirâmide mundial.

O professor de negócios internacionais da Tuck School, que virá ao Brasil em maio para o Fórum HSM Estratégia, e o consultor em estratégia digital logo receberam o apoio de profissionais, estudiosos e empresas. Seth Godin, autoridade norte-americana em marketing, e Stephanie Burns, CEO da multinacional norte-americana Dow Corning, entre outros, começaram a divulgar em suas respectivas comunidades as oportunidades contidas no desafio. O movimento obteve dezenas de assessores e patrocinadores, colocou na web o site www.300house.com e, em uma parceria com o Jovoto, página na internet de trabalho colaborativo, lançou um concurso para encontrar o melhor designer para o projeto.

Em outubro de 2011, internautas e uma banca de jurados, composta por designers, arquitetos e pesquisadores, elegeram 16 ganhadores, dos quais os seis primeiros fabricarão seus protótipos nos Estados Unidos e construirão uma cidade-modelo no Haiti.