Felipe Calixto, CEO e cofundador da Sankhya Gestão de Negócios, conta como a inovação e o conhecimento de gestão ajudaram uma empresa localizada no interior do Brasil a atuar nacionalmente
5- O mercado de ERP no Brasil tem grandes players, como TOTVS, SAP, Oracle e Microsoft, e ao mesmo tempo é pulverizado: como uma empresa de Uberlândia conseguiu atuar nacionalmente?
Temos quase 30 anos de existência, mas, uns 13 anos atrás, ouvimos Michael Porter dizer, em uma palestra da HSM, que era preciso ter uma estratégia de diferenciação. E seguimos à risca. Nós nos diferenciamos de dois modos: priorizando a inovação rápida e sendo uma empresa voltada ao conhecimento de gestão, não só à tecnologia, para ajudar o cliente gerenciar melhor seu negócio.
Para dar um exemplo de inovação, fomos nós que lançamos o primeiro ERP 100% web do Brasil, em 2002, quando entramos no cloud – hoje estamos 100% na nuvem, enquanto tem player que ainda precisa migrar para a nuvem. Foi difícil, viu?! Tínhamos acabado de investir para migrar nosso software ERP do ambiente caractere para a versão gráfica, com o Windows, quando entendemos, numa feira em Las Vegas, em 1998, que a internet era a nova onda. Mas, mesmo frustrados, corremos atrás.