Até 2007, a Tetra Pak era praticamente uma empresa de um produto só: a caixinha de leite no formato tradicional denominado Tetra Brik Aseptic. Quatro anos depois, o volume de vendas de embalagens aumentou 23%, com novos formatos e volumes, atingindo 11,2 bilhões de unidades comercializadas em 2010.

CEO da Tetra Pak no Brasil e vice--presidente de um dos 11 clusters em que se divide a empresa, o das Américas Central e do Sul, Paulo Nigro conta que o salto, inédito no grupo –espalhado por 170 países–, foi uma resposta rápida e necessária ao movimento de consolidação e aos novos entrantes do setor e deve-se muito à criatividade e à paixão próprias da equipe brasileira, além do maior foco da matriz nesse mercado –agora equiparado ao da Ásia por suas perspectivas de crescimento.

Na entrevista a seguir, Nigro explica como se deu o crescimento explosivo e fala sobre os diferenciais da empresa, incluindo a organização ambiental que montou dentro dela, o compartilhamento de decisões e o envolvimento da geração Y na estratégia 2020.