Tirar vantagens da comercialização de produtos na internet requer cuidados. A começar pela definição dos preços praticados, um processo diferente do que ocorre na loja física. Você precisa pensar que a concorrência, no online, é maior - envolve estabelecimentos de todo o Brasil - e a estrutura de custos deve levar em conta aspectos como frete e estoque. Porém, não existe um consenso sobre estipular valores maiores ou menores do que os praticados na loja física, depende da metodologia que a empresa escolher. Confira três pontos-chave para fazer essa conta e chegar ao valor ideal para você.

Custo inicial da mercadoria

Leve em conta o custo inicial, ou seja, o valor gasto na aquisição do produto, e acrescente o valor agregado da loja virtual, que é quanto custa o serviço prestado para disponibilizar esse produto no e-commerce (custo operacional da plataforma, frete e impostos). Se a loja estiver hospedada em sites de venda compartilhada, como Mercado Livre ou OLX, coloque nessa conta a taxa que deve repassar a essas empresas. A partir disso, adicione a sua margem de lucro.