A hotelaria foi uma das indústrias mais atingidas, e vários setores da economia sentiram (e ainda estão sentindo) a dor. O transporte feito através de caminhões não foi poupado e isso foi um baita golpe para uma parte crucial da cadeia de suprimentos que já enfrentava escassez de mão de obra antes da pandemia. Os salários iniciais dos caminhoneiros de longa distância chegam a US$ 100.000 e, mesmo assim, as empresas estão tendo problemas para contratar.

Uma solução? Caminhões que dirigem sozinhos.

A divisão Autonomous Solutions (VAS) da Volvo anunciou no início deste mês que lançará em breve uma solução de transporte autônomo hub a hub na América do Norte. O serviço foi desenvolvido para atender embarcadores, transportadores, prestadores de serviços logísticos e despachantes de carga. O provedor de logística DHL já se inscreveu para pilotar o programa em parceria com a VAS. A empresa diz que está trabalhando em parcerias adicionais com clientes de outros segmentos de negócios e usará o feedback dos participantes do programa piloto para adaptar o serviço autônomo às necessidades de cada segmento.