A história de Thalita Gelenske Cunha, 26 anos, pode começar a ser contada nas quadras de seu colégio em Niterói (RJ). Ali nasceu sua paixão pelo esporte. Apesar de uma estatura não tão elevada, ela se arriscou em tudo – inclusive no basquete e no vôlei – e tornou-se desde garotinha uma reconhecida liderança em competições escolares. O esporte ensinou muito sobre cooperação, liderança, resiliência, inteligência emocional e tantas outras competências que se tornaram vitais para os capítulos seguintes da jornada dela. 

Entrou na faculdade de administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2008 e, enquanto seguia estudando para medicina, sua primeira opção, decidiu investir tempo no movimento Empresa Júnior. A paixão pelo movimento a levou a desistir da medicina e a trajetória no movimento acabou no cargo de conselheira da Rio Junior, a federação do seu estado. Thalita ali aprendeu muito sobre  empreender, já que fez muitos eventos e projetos com pouco ou quase nenhum recurso e muito sobre administração na prática, incluindo a gestão de pessoas. Depois da empresa júnior, chegou a estagiar brevemente em uma consultoria para tecnologias emergentes e emendou um intercâmbio de três meses na  Disney. Com os chamados Disney Basics, incorporou competências da cultura da empresa.

Em 2011, já no fim da faculdade, foi aprovada no processo seletivo da Vale como estagiária para a área de engajamento e employer branding, quando conheceu uma importante mentora, Renata Mazoco, que seis anos depois contribuiria muito para Thalita tornar-se a primeira vencedora do Prêmio Valuable Young Leaders (VYL), iniciativa da Harvard Business Review Brasil e da Eureca!. Mas, ainda na Vale, conectou-se com importantes projetos e foi efetivada na área de recursos humanos, onde aprendeu que é possível aliar realização profissional e satisfação pessoal e começou a refletir muito sobre seu propósito e no que gostaria de investir seus talentos para gerar  impacto social.