Quem disse a frase-título foi Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, durante um dos keynotes deste ano no SXSW, um dos maiores festivais de criatividade e inovação do mundo. O evento, que nasceu há 31 anos, em Austin, Texas, mantém muito bem sua essência: diversas tribos (cada vez mais brasileiros, inclusive) interagindo e discutindo os principais avanços e tendências de tecnologia, comportamento, comunicação, música e cinema. 

Ouvir, em 2017, esse “exploração ou morte” de um astronauta veterano que esteve no espaço calou fundo para mim. É o chamado da hora: atuar como um laboratório para entender o fluxo (exponencial) das mudanças, como ele altera os comportamentos e atinge o mercado. Trata-se de aprender a sentir cada mudança na pele, não importa se é do analógico para o digital, deste para o analógico, do físico para o espiritual, de um valor para outro, de uma tendência para o inevitável. É à medida que convivemos com essas mudanças que aprendemos a fazer nossas escolhas.

A mensagem de Aldrin neste ano precisa ser realmente levada a sério, até porque, em sua história, o SXSW já provou ser fonte antecipada de aprendizados obrigatórios.