Os táxis aéreos ainda parecem um conceito distante, especialmente em uma época em que muitas pessoas pararam de voar ou de usar o transporte compartilhado. Mesmo assim, a tecnologia continuou a avançar, assim como o ambiente regulatório que será uma grande parte da determinação de quando os táxis aéreos podem voar com segurança e legalmente pelos céus. Um anúncio feito esta semana pela startup de aeronaves elétricas Archer Aviation trouxe para mais perto um futuro em que você poderá voar pela cidade.

Uma das primeiras cidades onde isso será possível é Los Angeles. A Archer anunciou ontem que planeja lançar uma rede de táxis aéreos na cidade até 2024. A fabricante de aeronaves juntou forças com o gabinete do prefeito de LA, seu Departamento de Transporte e uma parceria público-privada chamada Laboratórios de Movimento Urbano para formar o Urban Air Mobility Partnership, que trabalhará na integração de táxis aéreos nas redes de transporte existentes e na estrutura regulatória de LA. A parceria também está trabalhando no desenho de “vertiports” onde os táxis decolariam e pousariam inicialmente de helipontos ou garagens.

A versão da Archer de um táxi voador é chamada de Maker. Ele se parece um pouco com um helicóptero, exceto que, em vez de uma grande hélice acima da cabine, ele tem três hélices brotando de cada uma de suas duas asas. A aeronave totalmente elétrica e com emissões zero pode voar até 60 milhas com uma única carga e pode viajar a velocidades de até 150 milhas por hora. As janelas oferecem aos passageiros uma visão de 270 graus, e se o mundo externo passando por baixo de você não for divertido o suficiente, há também uma tela de toque para informações de voo e outras opções de entretenimento.