Bons vizinhos são cordiais: abrem suas portas, cedem uma xícara de açúcar, emprestam o aspirador de pó e alimentam nosso cão. Mas você já imaginou que eles poderiam também lavar sua roupa, pintar paredes ou visitar sua mãe no hospital?

No mercado virtual TaskRabbit, encontramos uma rede de vizinhos solícitos disposta a fazer tudo isso e muito mais. Basta que você diga quanto quer pagar pela tarefa. Em dez minutos, receberá ofertas dos TaskRabbits (os assistentes pessoais da rede) disponíveis em sua região e, então, poderá escolher seu preferido, seja pelo preço ou pelo desempenho, entre 80 especialidades.

Fundada em 2008 na cidade de Boston, Estados Unidos, pela jovem Leah Busque, ex-engenheira de software da IBM, a TaskRabbit pertence a uma nova categoria de empresas que, impulsionadas por uma economia de trocas entre pares e estimuladas pela maior penetração das redes sociais e pelos aperfeiçoamentos na tecnologia de comunicação móvel, estão mudando a maneira pela qual as pessoas consomem produtos e usam serviços. Nesse modelo, as transações não envolvem corporações, mas indivíduos; nascem do gráfico social, da malha de relações que se tecem nas redes sociais, e se concretizam no mundo off-line. Os usuários dessas plataformas de rápido crescimento permutam, alugam e emprestam de tudo: objetos, carros, pertences pessoais, garagens e habilidades.