A tarefa de um líder não é proporcionar soluções; isso é algo que deve ser feito pelos funcionários. Se um chefe dá ordens em vez de estimular sua equipe a resolver os próprios problemas, não desenvolve pessoas responsáveis, que cumpram seus objetivos e prestem contas de seu trabalho (ou tenham accountability). É o que escreve Gary B. Cohen em seu novo livro, cujo título pode ser traduzido como “Liderança de fazer perguntas: por que os grandes gestores sempre fazem as perguntas certas”. “Um líder eficaz faz perguntas específicas que motivam as pessoas a refletir sobre o melhor plano de ação e a tomar decisões em vez de se apoiar em seu superior para conseguir resultados”, advoga o autor.

Cohen, cofundador da empresa de coaching executivo CO2 Partners, sugere que a chave de um modelo de liderança inspirador e que gere confiança é formular as perguntas adequadas. “Os líderes que respondem a demasiadas consultas privam seu pessoal de ser parte do crescimento da empresa”, revela.

Detetives de ofício. Tem fé em seu instinto? Seus valores são tão sólidos quanto a rentabilidade da empresa? Seus funcionários põem paixão no que fazem? Você obtém o melhor desempenho de sua equipe?