A inteligência artificial se tornou um dos maiores impulsionadores tecnológicos para os negócios nos últimos anos. As expectativas voam alto, mas o que as empresas estão realizando em terra firme? O BCG e a  MIT Sloan Management Review conduziram uma pesquisa global com mais de 3 mil executivos e entrevistas em profundidade com mais de 30 especialistas em tecnologia a fim de apresentar uma base realista de informações para que as empresas façam benchmarking sobre seus esforços  e ambições em relação à IA e se orientem para as novidades que virão.

De modo geral, o fosso entre ambição e execução é profundo na maioria das organizações. Só uma em cada cinco delas já incorporou a IA a alguma oferta ou processo. Apenas uma em cada 20 incorporou a IA extensivamente a ofertas ou processos.

A pesquisa também revela grandes lacunas entre as empresas líderes em IA – que já a compreenderam e adotaram em alguma medida – e as retardatárias. A diferença que mais salta aos olhos diz respeito ao nível de compreensão da importância de dados, treinamento e algoritmos.