Positivo Informática. Editora Positivo. Posigraf. Universidade Positivo. Colégio Positivo. Curso (Pré-Vestibular) Positivo. Empresas distintas, construídas ao longo de 38 anos por professores de cursinho liderados pelo professor de matemática Oriovisto Guimarães, que é seu CEO e detém 20% de suas ações.

Como muitos modelos de gestão encontrados nas empresas brasileiras, também o do Grupo Positivo pode ser classificado como antropofágico. Só que suas principais fontes de inspiração não vieram diretamente do universo dos negócios; há muito de filosofia e pedagogia em seu método –como convém a uma autêntica organização pós-moderna, aliás. Nesta entrevista exclusiva a Adriana Salles Gomes, editora-executiva de HSM Management, Oriovisto explica alguns de seus benchmarks gerenciais, como o do bom senso aristotélico, sem extremismos, e o da dialética, que postula que o mundo não é um complexo de coisas acabadas, e sim de processos em que tudo muda constantemente e, apesar de todos os retrocessos, há um desenvolvimento progressivo.

Essa é a lógica que rege um negócio focado em educação e, por esse motivo, escolhido para inaugurar o projeto Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo, de HSM. O impacto desse grupo empresarial, que nasceu de uma turma de amigos, é impressionante. Seu produto principal, a educação, atinge 11,5 mil estudantes nos colégios e no curso pré-vestibular, 12,5 mil na universidade e 800 mil alunos nas escolas que adotam sua metodologia educacional. E os usuários de seus computadores somaram 1,778 milhão só em 2009.