"Estou profundamente convencido de que podemos livrar o mundo da pobreza se nos determinarmos a fazer isso.” Essa é a conclusão a que chegou o ganhador do prêmio Nobel de 2006, Muhammad Yunus, conhecido como o “banqueiro dos pobres”, não como fruto de uma “esperança crédula”, conforme suas palavras, mas pela experiência adquirida na prática de microcrédito do seu Grameen Bank.

Cinco anos depois, em 2011, ele criou a Yunus Social Business, com sede na Alemanha, com o propósito de financiar e apoiar negócios sociais sustentáveis em países em desenvolvimento. Em 2015, nasceu a unidade brasileira, a Yunus Negócios Sociais, resultado da parceria de Yunus com Rogério Oliveira. O instituto está envolvido, por exemplo, no desenvolvimento do negócio social da Ambev, a água Ama, em que 100% do lucro é destinado a projetos de água potável no semiárido brasileiro. Já foram realizados 29 projetos Ama, que receberam R$ 2 milhões em investimentos e beneficiaram 26 mil pessoas.

Mesmo com um prêmio Nobel como padrinho, a Yunus Negócios Sociais sentiu necessidade de materializar seu compromisso com negócios geradores de impacto positivo fazendo com que a Yunus brasileira recebesse em 2017 a certificação de empresa B.