Seu chefe imediato é a pessoa mais importante de sua vida profissional. Pode acelerar sua carreira ou sabotá-la.

Vamos admitir: você precisa de seu chefe. É ele quem lhe dá tarefas, certifica-se de que seu pagamento seja feito, evita que você durma nas reuniões e, com sorte, salva sua pele quando você faz besteira. Só que normalmente seu chefe costuma ser o último a perceber que você está no ponto de dar um passo adiante em sua carreira.

Sabia que faz parte de sua função informar (e conduzir) seu chefe? Isso inclui avisá-lo sobre sua vontade de subir de nível, assumir um projeto diferente ou até ir para novo cargo em outra área da empresa. Claro que você não pode entrar sem mais nem menos no escritório dele e dizer: “Chegou a hora de eu fazer outra coisa”. Em primeiro lugar, é preciso que você tenha cumprido à risca suas metas e responsabilidades; você deve ter histórico de bom desempenho. Em segundo, ajuda se você conhecer a cultura da empresa. Se só está no cargo há um ano e o código não escrito da organização estabelece outro prazo, leve isso em conta antes de abrir a boca. Em terceiro lugar, é preciso que tenha um plano –uma ideia do que quer, algumas explicações de por que a ideia é brilhante e respostas a estas perguntas: se quer fazer mais, por que acha que seria capaz de fazê-lo? Se for para um cargo novo, quem vai ficar em seu lugar? Por que você precisa mudar logo agora? Qual é seu plano de carreira no longo prazo? Pense em tudo. Antecipe-se ao que seu chefe poderá dizer, sentir e fazer, e tenha prontos todos os argumentos.