Imagens digitais sobrepostas ao mundo real, como o game Pokemón Go, são uma das apostas de Mark Zuckerberg, como ficou claro na conferência do Facebook, F8, ocorrida em abril último. Na visão do fundador da empresa, já na próxima década as realidades virtual e aumentada, assim como a inteligência artificial, devem ser possíveis em toda parte, com a conexão à internet se espalhando, em vez de se concentrar em smartphones e televisores. E essas tecnologias serão os novos negócios da vez.

Para bancar sua aposta, Zuckerberg apresentou a plataforma Camera Effects, um conjunto de ferramentas para que desenvolvedores externos criem aplicativos de realidade aumentada que os consumidores possam acessar a partir da câmera do aplicativo do Facebook atual, baixado em óculos. Isso teoricamente abriria a porta para o FB hospedar um próximo fenômeno estilo “Pokémon Go”.

Segundo o portal Business Insider, o Facebook quer é desenhar um universo paralelo de aplicativos e ferramentas que não dependam das lojas dos smartphones nem dos televisores, desafiando Apple e Google. Isso ocorre porque, como notou o New York Times, Zuckerberg tem a frustração de o Facebook não ter desenvolvido sistema operacional para smartphone e TV próprios, como Apple e Google.