Ponto de atenção dos investidores, a gestão de talentos tem de ser profissional – mas diferente da feita em empresas estabelecidas
Sinopse: AUTORA CONVIDADA: Daine Andognini é fundadora e CEO da Hug Consultoria, startupespecializada em RH de startups. Psicóloga de formação, atua há 18 anos na área, emstartups em crescimento como a ContaAzul. Antes, atuou na Ambev
Um dos maiores desafios de toda startup em fase de crescimento é construir um bom time. Seus empreendedores fundadores têm outros focos – a validação de ideias, a busca de aportes financeiros, as entregas – e geralmente não dão conta desse recado.
Ter as pessoas certas, nesse caso, costuma significar ter indivíduos em sintonia com no mínimo quatro atributos-chave dos empreendimentos inovadores: velocidade, mentalidade lean, alta capacidade de execução e crescimento acelerado. Como conseguir?
Antes de mais nada, é crucial definir um responsável pela área de pessoas; não adie isso, senão vai ficar difícil colocar a equipe na “mesma página”. A recomendação é escolher alguém já experiente na área que possa sair jogando rápido.