Suas ideias inovadoras no setor do varejo culminaram com a edificação de um império de lojas de desconto. A filosofia implementada por ele foi muito simples: competir em preços e qualidade ao mesmo tempo, combinando pequenas margens de lucro com grandes volumes de venda. Essa fórmula o transformou em uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos e em uma das mais influentes do mundo dos negócios no século 20.

Estamos falando de Samuel Moore Walton, um dos muitos homens que se fizeram sozinhos. O mais velho de dois irmãos, ele nasceu em 29 de março de 1918 em uma pequena propriedade de criação de animais em Kingfisher, Oklahoma. Seu espírito empreendedor despertou muito cedo, quando a conjuntura difícil dos anos 1930 o obrigou a trabalhar desde muito pequeno como leiteiro e entregador de jornais para colaborar com o orçamento familiar.

Em 1940 graduou-se em administração pela Missouri University e em seguida serviu o Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Quando voltou, em 1945, abriu uma série de lojas de artigos variados em Arkansas e mais tarde também em Missouri e Oklahoma.